A atenção que aplica às suas refeições principais influencia os seus lanches

0
126

Um estudo publicado na revista Appetite, investigou a relação entre a atenção prestada durante uma refeição principal, com o consumo posterior de alimentos, aos lanches.  Os participantes, maioritariamente estudantes universitárias, foram envolvidos em 3 diferentes estudos experimentais em que a atenção durante a ingestão alimentar foi manipulada com distrações (jogo de computador ou assistir a um programa de televisão), ou concentração na refeição, sem distrações.

Os resultados mostram que distrações à hora da refeição aumentam o consumo alimentar posterior em snacks, sendo este efeito ainda maior quando os participantes estavam mais empenhados na distração (ex. jogo de computador com recompensa monetária).  Por seu lado, uma maior atenção na hora da ingestão alimentar, sem distrações externas, reduz a ingestão alimentar posterior na forma de snacks. Estes resultados sugerem que uma ingestão alimentar feita com atenção poderá ser um bom meio de intervenção para ajudar no controlo de apetite.

Faça por isso todas as suas refeições num ambiente calmo e sem distrações externas, permitindo-lhe saborear totalmente a sua refeição. Esta sugestão é igualmente importante para crianças, uma vez que têm mais facilidade em se distraírem, por exemplo com o computador ou a televisão.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

4 × four =