Açúcar ou adoçante?

0
439

A resposta à pergunta açúcar ou adoçante não é direta porque o ideal é que não se adicione nem açúcar nem adoçante aos alimentos. O que recomendamos é que se reduza na quantidade até não se sentir necessidade de adoçar. Para isso, é mais fácil se utilizarmos açúcar.

Para re-educar o paladar e não ser necessário adoçar também se pode adicionar canela ou fruta aos alimentos.

Qual o melhor açúcar para a saúde?

Pode-se considerar como melhor o açúcar mascavado porque é o primeiro a ser extraído do suco da cana e por isso tem mais minerais.

Com o processamento, à medida que o açúcar é refinado, vai perdendo minerais e fica mais pobre nutricionalmente, por isso, o açúcar branco é o mais pobre em nutrientes.

Adoçantes naturais

Os adoçantes naturais são outras formas de adoçar os alimentos e muitas vezes são úteis para ajudar a educar o seu paladar e a reduzir o sabor doce. Tal como no caso do açúcar, é essencial ter em atenção à quantidade e ao número de vezes que se utilizam estes produtos.

Os adoçantes naturais podem ser:

  • Mel
  • Frutose
  • Poliálcoois como sorbitol, xilitol, manitol
  • Stévia
  • Geleia de arroz, agave, coco, espelta, mandioca, milho, trigo e de cevada
  • Melaço de cana

Os adoçantes artificiais como aspartame, acesulfame de potássio (ou acesulfame K), sucralose, sacarina ou ciclamato de sódio devem ser evitados ao máximo, pois são químicos que o nosso organismo não sabe como lidar e apesar de não terem sido comprovados que prejudicam a saúde a curto prazo, a verdade é que a longo prazo não sabemos o que poderão fazer ao nosso organismo.

Para saber mais sobre a stévia veja: Adoçante stévia: bom ou mau?

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

2 × 3 =