Cada vez mais há a consciência de que o açúcar simples é um inimigo para o nosso organismo principalmente quando usado de forma regular e por isso é importante encontrar alternativas. Usar stevia em vez de açúcar ou adoçantes artificiais para adoçar pode ter algumas vantagens. Além de não ter calorias, esta planta é rica em antioxidantes e não traz as desvantagens potenciais do uso prolongado de adoçantes artificiais.

Como usar stevia

A stevia é uma erva de folhas verdes com um poder adoçante 200 a 300 vezes maior que o açúcar. Pode comprar no supermercado já preparada. No entanto, a melhor forma de a utilizar é:

  • adoçar o chá, café ou papas com folhas secas de stevia
  • confecionar sobremesas depois de moer as folhas de stevia; pode até adicionar-se a sobremesas que vão ao lume
  • juntar 1/4 de chávena de folhas de stevia a 1 chávena de água morna e deixar durante 24 horas, coando o líquido, obtendo assim uma concentração mais elevada.

Mensagem final: O melhor será sempre não exagerar no sabor doce. Habitue-se a sentir o sabor natural dos alimentos, reduzindo aos poucos a quantidade de açúcar que usa na sua alimentação. Opte por dar sabor com especiarias ou ervas aromáticas, como a canela ou hortelã-pimenta, e adoce com fruta. A stevia é um adoçante natural que pode ser utilizado como uma alternativa mais saudável ao açúcar, desde que com moderação. Usado de forma excessiva poderá também trazer problemas de saúde. Se durante o dia ingere muitos alimentos que são adoçados com stevia e quase diariamente (por exemplo bebidas adoçadas com stevia), então isso a longo prazo poderá não ser benéfico.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

nineteen − 18 =