Alimentação do bebé aos 6 meses

1
539

Na alimentação do bebé aos 6 meses deve ser introduzido o glúten e por isso devem ser dadas farinhas com glúten como a de trigo ou aveia. As farinhas com glúten devem ser alternadas com farinhas sem glúten como a de arroz ou milho para aumentar a variedade alimentar.

Aos 6 meses o bebé também pode consumir frutas como pera, banana, maçã, manga ou papaia, por exemplo. Assim como legumes, por exemplo cenoura, abóbora, chuchu, curgette, beringela, couve-flor, brócolos, endívea, couve branca,…

Horários na alimentação do bebé aos 6 meses

Os horários para a alimentação do bebé podem ser variáveis, o mais importante é que o bebé não fique mais de 3 horas sem comer. Exemplo de um dia alimentar de um bebé de 6 meses:

  • 7h (Pequeno-almoço): Leite materno ou fórmula
  • 10h (Lanche da manhã): Puré de abóbora e pera
  • 13h (Almoço): sopa de cenoura, couve-flor e curgette
  • 16h (Lanche): Leite materno ou fórmula
  • 18h30 (Jantar): Maçã cremosa com aveia
  • 21h (Ceia): Leite materno ou fórmula

É normal que o bebé tenha tendência a rejeitar os alimentos, o importante é ir sempre apresentando os alimentos, dar a provar e não insistir quando rejeitam. Após cerca de 10 tentativas os bebés começam a reconhecer o alimento a cor, textura e sabor como familiar e torna-se mais fácil a sua aceitação.

Quantidades na alimentação do bebé aos 6 meses

É comum os bebés comerem muito pouco nesta fase, não se preocupe se o for o caso do seu filho, aos poucos vai adaptar-se aos novos alimentos e vai comer mais mas só por volta dos 8 meses quando as suas capacidades de deglutição estão mais desenvolvidas é que se tornará mais fácil.

A alimentação só será pouca se o bebé diminuir de peso quando fizer uma nova pesagem após a introdução da alimentação sólida.

 

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

fourteen + 4 =