Alimentação no primeiro ano de vida

2
248

Na alimentação no primeiro ano de vida é feita a diversificação alimentar que corresponde à introdução de novos alimentos. Mas também é muito importante a evolução na textura dos alimentos, líquidos, pastosos e sólidos. Por isso, começa-se com leite, passa-se para purés, sopas e papas e termina-se com a ingestão de pequenos pedaços de alimentos macios.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde deve introduzir-se novos alimentos ao bebé quando tem 6 meses de vida porque nesta altura o leite já não é suficiente para que o bebé cresça de forma saudável. No entanto, é frequente por variadas razões, iniciar-se a introdução de novos alimentos por volta dos 4 meses.

Diversificação Alimentar

A diversificação alimentar é o nome que se dá à introdução de novos alimentos na alimentação do bebé sem ser o leite. Pode ser feita de variadas formas, segue-se um exemplo.

  • Alimentação do bebé aos 4 meses – inicia-se pelos legumes, frutas e papas sem glúten. Pode dar-se sopa de legumes, purés de fruta e farinhas sem glúten como farinha de arroz ou milho.
  • Alimentação do bebé aos 6 meses – é importante introduzir o glúten. Por isso devem ser dadas farinhas com glúten como a de aveia e trigo. Saiba mais aqui.
  • Alimentação do bebé de 7 meses – pode iniciar-se a introdução de carne na sopa do bebé. Veja a rotina de um bebé de 7 meses aqui.
  • Alimentação do bebé de 8 meses – é importante reduzir as refeições de leite, no máximo duas por dia. As outras refeições devem ser com os novos alimentos, sopas, purés de fruta e de legumes, papas simples ou com fruta, por exemplo.
  • Alimentação do bebé aos 9 meses – nesta altura pode introduzir-se a gema de ovo na sopa e os iogurtes no lanche. Também é importante que o bebé coma alimentos macios pela própria mão, saiba como fazê-lo de forma segura aqui.
  • Alimentação do bebé aos 10 meses – pode iniciar-se o consumo de peixe. Nesta etapa é importante dar ao bebé alimentos saudáveis com novas texturas como legumes, carne e peixe aos pedacinhos.
  • Alimentação do bebé aos 11 meses – introduzir as leguminosas e os ovos. Fazer refeições completas ao almoço e jantar com sopa, prato (alimentos aos pedacinhos) e fruta no final, em pequenas quantidades.

Após 1 ano, o bebé entra na dieta da família mas é fundamental que se siga uma alimentação saudável. Saiba que alimentos dar e quais evitar nesta etapa do bebé aqui.

Introdução de alimentos sólidos

Os alimentos sólidos, ou seja, alimentos em pequenos pedaços devem ser introduzidos de acordo com a capacidade de mastigar e engolir do bebé geralmente por volta dos 9 – 10 meses.

2 COMENTÁRIOS

    • Obrigada. Temos várias receitas para bebés na nossa categoria de Alimentação para bebés, experimente! O seu bebé vai adorar 😉

DEIXE UMA RESPOSTA

17 + three =