Alimentos anti-cancro

0
395

A alimentação saudável tem um importante papel na prevenção do cancro, assim como na ajuda do tratamento. Seguidamente destacam-se alguns alimentos que fortalecem o sistema imunitário e diminuem o surgimento ou crescimento das células cancerígenas.

Frutos vermelhos

Os mirtilos, framboesas, morangos, groselha preta e amoras silvestres são ricos em polifenóis anti-cancerígenos. Podem ser consumidos frescos no verão e os congelados no inverno.

Chá verde

Contém catequinas, que impedem o crescimento tumoral. Deve-se deixar o chá repousar 10 minutos para que as catequinas de sabor amargo se libertem. E não deve adicionar-se açúcar, pois este promove o desenvolvimento das células cancerígenas! É também importante não beber o chá demasiado quente.

Curcuma (ou açafrão da Índia)

É uma especiaria com propriedades anti-inflamatórias, devido à molécula curcumina, atuando em diversos tipos de cancro. É ainda mais eficaz se for adicionada pimenta.

Cebola e alho

Estes alimentos revelam-se eficazes quando consumidos crus, pois a alicina, composto anti-cancerígeno que se liberta quando se corta o alho ou a cebola, é destruída quando aquecida.

Cogumelos

Há vários tipos de cogumelos que demonstraram efeitos anti-cancro. Entre eles estão os cogumelos shiitake e cogumelos ostra.

Couve

Devem ser consumidos crus ou pouco cozinhados (idealmente a vapor), para se obter todos os benefícios. Aqui incluem-se os brócolos, couve-de-bruxelas, couve-flor, entre outras.

Uma alimentação rica em fruta e legumes é essencial numa dieta anti-cancro. Além disso, é importante evitar o consumo de alimentos processados, açúcar e carne, de forma a que seja um consumo esporádico e não diário/semanal.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

nineteen − seven =