Alimentos Antioxidantes

0
275

Os alimentos antioxidantes são aqueles que possuem substâncias antioxidantes na sua composição que podem ser vitaminas (como a vitamina A, C ou E), minerais (como selénio) ou outros componentes (como carotenóides ou bioflavonóides).

Estes alimentos são muito importantes para o nosso organismo porque ajudam a prevenir doenças como o cancro e a combater o envelhecimento. Os antioxidantes também ajudam a estimular o sistema imunitário e aumentam a resistência a infeções.

Lista de alimentos antioxidantes

Estes alimentos são de origem vegetal e podem ser frutas, legumes ou especiarias, por exemplo. Alguns dos alimentos com bom potencial antioxidante são:

  • Romã, morango, mirtilos, diospiro, cereja, laranja;
  • Pimento, couve-galega, batata doce;
  • Canela, alecrim, oregãos;
  • Noz;
  • Chá verde, café, vinho.

O chá verde, café e vinho devem ser consumidos com moderação pois em excesso podem prejudicar a saúde devido à cafeína e/ou ao álcool que possuem.

Quanto às frutas e legumes devem ser incluídas diariamente na alimentação. Uma forma simples de consumir é fazendo saladas ou batidos por exemplo.

Todos os anos se descobrem mais antioxidantes na natureza, incluindo substâncias existentes nas uvas, tomate, brócolos ou açafrão-da-índia, por exemplo. Estas substâncias, como os bioflavonóides, o licopeno e as antocianinas, não são nutrientes essenciais mas são muito benéficas para o organismo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

3 × 4 =