Alimentos Funcionais

0
127

Alimentos funcionais são aqueles alimentos, que além de satisfazerem as necessidades nutricionais básicas, desempenham como funções melhorar a saúde ou reduzir o risco de doença, contribuindo para melhorar a qualidade de vida e aumentar a expectativa de vida.

Alguns alimentos funcionais podem ser:

  • Sardinha, sementes de chia, nozes – são ricos em ômega 3, que ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares e o risco de inflamação.
  • Gengibre – rico em gingerona, ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, inflamação, é antioxidante e ajuda a reduzir as dores e desconforto musculares.
  • Iogurte e kefir – alimentos probióticos, que atuam na flora intestinal e melhoram o sistema imunitário, previnem diabetes e dislipidemia.
  • Aveia e amêndoas – alimentos ricos em fibras ajudam a regular o intestino diminuindo o risco de cancro no cólon.
  • Açaí, uvas, vinho tinto – possui antocianinas, daí serem conhecido pelo seu forte poder antioxidante preventivo de doenças cardiovasculares.

Para um alimento ser funcional tem de conter estes componentes em determinadas concentrações e os alimentos devem ser introduzidos na alimentação regularmente.

Nutrientes Funcionais

Alguns nutrientes são substancias funcionais como vitaminas, minerais, proteínas, ácidos gordos polinsaturados e componentes da fibra alimentar. Estes são indicados para ajudar em  perturbações intestinais, diabetes e doenças cardiovasculares, por exemplo. Estes nutrientes podem ser encontrados em alimentos que consumimos diáriamente.

Para ler mais sobre alguns nutrientes funcionais, veja estes artigos sobre: Alimentos antioxidantes e Alimentos ricos em fibra.

Existem também substâncias ativas que conferem funcionalidade aos alimentos mas não são nutrientes, como:

  • Carotenóides que conferem cores vermelhas e amareladas aos alimentos e Antocioaninas que conferem a cor roxa/vermelha e tem funções antioxidantes.
  • Oligossacarídeos como o amido resistente, presente nas bananas verdes que melhoram a flora intestinal.
  • Probióticos, prébioticos e simbióticos, que ajudam a melhorar a saúde intestinal e previnem outras doenças.

Para saber mais sobre estas substancias funcionais e as suas vantagens para a saúde, veja os seguintes artigos: Biomassa de banana verdeBenefícios dos probióticos e Açaí e os seus benefícios.

Alimentos funcionais naturais ou Processados

Os alimentos funcionais naturais são aqueles que contêm naturalmente um componente que proporciona os benefícios adicionais para o consumidor. Exemplos: o azeite, a maçã, a soja e os peixes ricos em ômega-3, os crufíferos, couves, broculos e a mostarda.

Os alimentos funcionais processados são aqueles em que o componente bioativo é adicionado ao alimento para proporcionar benefícios adicionais. Alguns destes alimentos são, o iogurte com probióticos, sumos ricos em prebióticos, leites fortificados, entre outros.

É preciso ter em mente que o mais importante será incluir estes alimentos numa dieta equilibrada com pratica de exercício físico. Um alimento funcional não substitui o efeito de medicamentos em caso de doença e os seus benefícios alegados devem ser comprovados cientificamente.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

fourteen + three =