Alimentos ricos em ferro

0
289

Os alimentos ricos em ferro podem ser de origem animal como amêijoa, berbigão ou fígado de porco mas também podem ter origem vegetal como cereais tipo “All Bran”, soja ou pistácio, por exemplo.

Os alimentos ricos em ferro de origem animal são absorvidos com mais facilidade pelo organismo. Para melhorar a absorção do ferro de origem vegetal, os alimentos ricos em ferro de origem vegetal devem ser consumidos com alimentos ricos em vitamina C como pimento ou kiwi, porque esta vitamina aumenta a absorção do ferro.

Lista de alimentos ricos em ferro

Os alimentos ricos neste mineral são:

  • Amêijoa, berbigão, ostra;
  • Cereais tipo “All Bran”;
  • Fígado de porco e vitela, coração de vaca, rim de carneiro e porco, língua de vaca;
  • Soja, feijão manteiga, lentilhas, grão-de-bico, feijão branco;
  • Pistácio.

Estes alimentos não devem ser consumidos na mesma refeição que os alimentos ricos em cálcio como queijo, leite, sardinhas ou amêndoas, por exemplo. Porque a absorção do ferro pelo organismo fica reduzida na presença de cálcio.

Que quantidade de ferro o organismo precisa?

Um adulto saudável do sexo masculino necessita por dia de 8 mg deste mineral enquanto um adulto saudável do sexo feminino 18 mg. Estas quantidades são facilmente atingidas através da alimentação. Para saber as quantidades deste mineral em cada alimento basta consultar a tabela em baixo.

Na tabela, pode ver-se a quantidade deste mineral nos alimentos. (Clique na imagem para ampliar)

Quantidade em ferro nos alimentos
Quantidade em ferro nos alimentos

Alimentos ricos em ferro na anemia

Consumir alimentos ricos em ferro na anemia é essencial quando a anemia é provocada pela falta de ferro, porém a anemia também pode ter origem genética ou surgir por falta de vitamina B12. Por isso, é importante saber o tipo de anemia, para ter a certeza se aumentar o consumo de alimentos ricos em ferro vai ajudar a combater a anemia.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

2 × 5 =