Benefícios do bacalhau para a saúde

1
960

Os principais benefícios do bacalhau para a saúde são ter pouca quantidade de gordura saturada, que é a gordura relacionada com o aparecimento de doenças como as doenças cardiovasculares.

Além disso, é de fácil digestão e tem outros benefícios como:

  • Ajudar a emagrecer – pois tem poucas calorias e gorduras;
  • Fortalecer o sistema imunológico – por ser um alimento rico em selénio;
  • Melhorar estados de stress – porque é rico num aminoácido essencial, o triptofano, que ajuda a aumentar a serotonina, que é uma hormona que melhora o humor;
  • Ajudar a combater o mau humor associado à Tensão Pré Menstrual – por aumentar a serotonina.

Para ter todos estes benefícios é importante que na sua confecção não se adicione gordura em excesso como no caso de bacalhau frito. Deve preferir-se sempre cozido ou grelhado.

Bacalhau faz mal à saúde?

O bacalhau faz mal à saúde, principalmente para quem tem a tensão alta e para quem sofre de retenção de líquidos, porque geralmente, tem muito sal devido ao seu processo de conservação.

Esta desvantagem pode ser diminuída fazendo-se uma demolha de 24 horas, ou 48 horas para postas mais grossas, com troca de água regular. Para bacalhau desfiado bastam 6 horas. Além disso, como já tem sal não é necessário adicional sal quando se cozinha este alimento.

Informação Nutricional do Bacalhau

O bacalhau é um alimento rico em água e com proteínas facilmente assimiladas pelo organismo.

Informação Nutricional do Bacalhau
Informação Nutricional do Bacalhau

O bacalhau tem poucas calorias, gorduras e hidratos de carbono, sendo por isso uma excelente opção para dietas de emagrecimento.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA