Cárie Dentária e Alimentação

0
70

A alimentação está diretamente relacionada com a cárie dentária porque a principal causa da cárie dentária é o consumo de alimentos e bebidas açucaradas. Quando se ingere alimentos, principalmente os que contém açúcar, as bactérias presentes na boca, usam o açúcar e outros restos alimentares para produzirem ácidos que vão atacar os dentes.

A dieta tem uma influência direta no desenvolvimento de cárie dentária que pode conduzir à queda de dentes. Os bebés são mais susceptíveis a esta doença pois quando os dentes nascem são mais frágeis, e por isso é importante que não consumam alimentos com açúcar até terem os dentes desenvolvidos. Para saber mais sobre a alimentação de bebés, clique aqui.

Como tratar a cárie dentária

Para tratar a cárie dentária é necessário fazer um tratamento com o médico dentista.

Além disso, é importante fazer uma alimentação cuidada com baixo consumo de açúcares e que estimule a produção de saliva, que é protetora contra a cárie dentária. Por isso, devem evitar-se os seguintes alimentos:

  • Bolachas, doces, refrigerantes e bebidas açucaradas;
  • Alimentos refinados como pão branco, produtos de pastelaria e confeitaria;
  • Bebidas alcoólicas pois diminuem a produção de saliva;

Também é muito importante beber 1,5 a 2 L de água por dia, pois uma boa hidratação estimula a produção de saliva. Alimentos integrais como arroz integral, ricos em fibras como os legumes e probióticos como o iogurte natural são alimentos protetores da saúde dos dentes e por isso devem ser consumidos com mais regularidade.

Como prevenir a cárie dentária

Para ajudar a prevenir as cáries dentárias, é necessário ter alguns cuidados para ajudar a fortalecer os dentes. Por exemplo:

  • Evitar alimentos e bebidas açucarados que alimentam as bactérias existentes na boca;
  • Beber bastante água para estimular a produção de saliva;
  • Manter uma boa higiene oral, escovando os dentes frequentemente, pelo menos 2 vezes ao dia e durante 2 minutos de cada vez;
  • Utilizar uma pasta de dentes com flúor, que ajuda a prevenir as cáries dentárias diminuindo o desgaste do esmalte e acelerando o processo de remineralização;
  • Usar o fio dentário todos os dias.

Além destes cuidados, deve-se consultar um médico dentista de 6 em 6 meses para fazer check ups dentários e garantir o melhor estado da saúde oral.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

ten − nine =