O pão é um alimento que pode fazer parte de uma alimentação saudável, mesmo diariamente, desde que consumido com moderação. É também muito importante saber escolher o mais adequado, ou seja, aquele que tem em menor quantidade aditivos, gordura e açúcar, e com maior quantidade de farinha integral em vez de refinada.

Escolher um pão com todas estas características pode ser difícil, principalmente quando queremos ter este alimento facilmente disponível, como é o caso do pão embalado. No entanto, há uma opção mais natural, o chamado de pão rústico. Em baixo apresentamos a imagem e lista de ingredientes, mas existem outras variedades no mercado, como por exemplo o pão rústico com azeite.
pao rustico

Lista de ingredientes do pão especial multicereais embalado

Este alimento tem ingredientes mais naturais que outros pães embalados, como é possível verificar através da leitura do rótulo, com a respetiva lista de ingredientes.

Ingredientes: farinha de trigo, água, massa fermentada de trigo, farinha de centeio, sementes de linhaça, levedura e outros micro-organismos naturais (L. brevis e P. shermanii), sementes de linho amarelo, glúten de trigo, flocos de centeio, fibra de trigo, sal, flocos de batata, espelta cortada, flocos de aveia, sementes de cabaça cortadas, farinha de sementes de cabaça, gérmen de trigo, sementes de girassol, trigo mourisco cortado, sementes de sésamo.

Informação nutricional do pão rústico embalado

A partir da análise do rótulo deste alimento, apresenta-se a tabela com a respetiva composição nutricional.

Informação nutricional do pão rústico multicereais embalado
Informação nutricional do pão rústico multicereais embalado

Veja a lista de ingredientes do pão que tem comprado para perceber se está a fazer uma escolha correta. Peça a lista de ingredientes, se costuma comprar na padaria. Idealmente, poderá também cozinhar em casa, com ingredientes mais naturais e sem adição de gorduras ou açúcares, e com farinhas integrais. Deverá ter também atenção à quantidade de sal adicionada, que deverá ser o mínimo possível. Na legislação portuguesa, está definido que o pão que compramos não poderá ter mais de 1,4 g de sal por 100 g de pão.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

5 × 5 =