Como fazer Kefir

0
128

Para fazer kefir e obter todas as suas propriedades probióticas pode optar-se por utilizar os grãos de kefir para fazer kefir de leite ou de água. Esta receita leva poucos ingredientes e é muito facil de preparar.

Kefir de leite

É importante  a utilização de um frasco de vidro e não de metal ou alumínio, nem de plástico, uma vez que podem estragar as propriedades dos grãos. Durante a preparação, os grãos de kefir aumentam muito de tamanho, e por isso também deve ter atenção ao tamanho do frasco.

Ingredientes:

  • Leite (leite de vaca, cabra ou ovelha) ou bebida vegetal (soja, espelta, amêndoa ou aveia, por exemplo);
  • Grãos de kefir.

Preparação:

Utilizar 1 colher de sopa de kefir para cada meio litro de leite ou bebida vegetal à escolha. Deixar repousar num frasco de vidro tapado com um pano limpo durante 24 horas, num lugar seco e escuro, enquanto fermenta. É importante tapar o frasco apenas com um pano para haver entrada de ar e não deixar azedar o leite. De seguida, coar o leite de kefir numa peneira de plástico extraindo bem todo o conteúdo. O leite pode ser armazenado num pote de vidro, os grãos não devem ser dispensados. Podem ser reutilizados mais vezes para fazer novas bebidas.

Pode-se consumir o leite de kefir ao natural ou adicionar canela para adoçar. Também se pode colocar no frigorifico ou congelador para alterar a consistencia, até ficar parecido com um iogurte ou então um gelado.

Fique a conhecer todos os benefícios do kefir aqui.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

two × one =