Como tratar o refluxo na gravidez

0
71

Saber como tratar o refluxo na gravidez é muito importante para reduzir os sintomas de refluxo na gravidez. Os sintomas de refluxo na gravidez incluem o retorno do conteúdo do estômago que provoca sensação de queimação e azia, podendo originar náuseas e vómitos. Além disso, arrotos frequentes e inchaço abdominal também são muito frequentes.

Tratar o refluxo na gravidez pode incluir:

  • Alterações alimentares como a redução de alimentos que aumentam a irritabilidade do estômago que são café e chocolate, por exemplo.
  • Evitar deitar-se logo após uma refeição, esperar pelo menos 2 horas.
  • Utilização de medicamentos à base de magnésio e cálcio, que só devem ser tomados com aconselhamento do médico.

Deve sempre começar-se pelas alterações naturais e se mesmo assim não melhorar consultar o médico.

Reduzir o refluxo na gravidez

Para reduzir o refluxo na gravidez são fundamentais cuidados alimentares como evitar a ingestão de líquidos com alimentos sólidos porque aumenta o conteúdo gástrico e torna-se mais fácil ocorrer o refluxo, por isso deve consumir-se os líquidos após cerca de 1 a 2 horas de uma refeição sólida. Uma boa dica é comer a sopa, 1 a 2 conchas, cerca de 30 a 60 minutos antes da refeição principal, não ingerir líquidos durante essa refeição e tomar o café 30 a 60 minutos depois da refeição, por exemplo.

Além disso, devem ser evitados alimentos que aumentam a irritabilidade do estômago como:

  • Café;
  • Chá preto, verde, vermelho e branco;
  • Refrigerantes como cola ou tipo iced tea;
  • Menta;
  • Pimenta.

As bebidas com gás também devem ser evitadas porque aumentam a pressão dentro do estômago e facilitam o refluxo. Existe sempre uma variabilidade individual e por isso alguns alimentos podem causar mais sintomas que outros, é importante testar cada alimento.

Também é importante consumir pequenas quantidades de alimentos, pode ser necessário aumentar o número de refeições. Veja como fazer uma alimentação saudável na gravidez aqui.

Refluxo na gravidez é normal?

É normal ocorrer refluxo na gravidez porque as alterações hormonais fazem com que o funcionamento no tubo digestivo seja mais lento e o aumento do tamanho do bebé comprime o estômago sendo mais fácil de ocorrer o refluxo.

O refluxo na gravidez é mais frequente de acontecer por volta das 27 semanas e em grávidas que já tenham uma tendência para ter refluxo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

three × two =