Índice glicémico dos alimentos

0
412

De uma forma muito simples podemos dizer que o índice glicémico dos alimentos é a velocidade com que os açúcares que estão presentes nos alimentos entram para a corrente sanguínea.

Ter um bom controlo glicémico na alimentação ajuda a ter uma maior sensação de saciedade ao longo do dia, estar mais controlado e a escolher melhor os alimentos.

Alimentos com baixo índice glicémico

Os alimentos com baixo índice glicémico são aqueles em que os açúcares presentes nos alimentos sobem mais lentamente na corrente sanguínea. Veja uma lista com alguns destes alimentos:

  • Iogurte natural, leite;
  • Cereais tipo All Bran, aveia, massa, arroz integral, trigo sarraceno, bulgur;
  • Maçã, laranja, pêra, pêssego, ameixas, cereja;
  • Nozes, amendoins;
  • Feijão, lentilhas, grão-de-bico, soja.

Todos os alimentos que tenham adição de açúcar têm um índice glicémico elevado como bolachas, gelados, refrigerantes, bolos e sobremesas doces, por exemplo. Além destes, alimentos refinados como pão branco por exemplo, também aumentam muito os açúcares no sangue.

Tabela de Índice Glicémico

Aqui fica uma tabela com um resumo de alimentos com baixo, moderado e elevado índice glicémico.

Tabela de Índice Glicemico dos Alimentos
Tabela de Índice Glicemico dos Alimentos

Ter um bom controlo glicémico na alimentação é muito importante não só para quem é diabético mas também para quem quer perder peso, pois evita que a insulina fique alta. A insulina é uma hormona que faz com que o açúcar saia da corrente sanguínea, entre nas células e seja utilizado como energia.

Quando as células já têm o açúcar de que necessitam a insulina retira o excesso de açúcares da corrente sanguínea e faz com que este seja armazenado no tecido gordo. Além disso, a insulina estando alta não permite que o organismo utilize a gordura como fonte de energia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

ten − two =