Lentilhas: o que são e como utilizar

0
885

As lentilhas pertencem ao grupo das leguminosas, onde se inclui também o feijão. São pobres em gordura e ricas em proteínas e fibras, sendo por isso um excelente alimento para incluir na dieta.

100 g de lentilhas secas cozidas contêm 115 kcal, 0.3 g de gordura, 16.7 g de hidratos de carbono e 9.1 g de proteína. Podem ser usadas numa refeição para substituir a carne ou peixe, juntando por exemplo com arroz e legumes; ou para substituir os hidratos de carbono numa refeição, por exemplo, lentilhas com ovo e legumes.

Dependendo do tipo de lentilhas, podem ser usadas de diferentes formas:

  • Castanhas: Não devem ser cozinhadas durante muito tempo (cozedura ideal: 15 minutos). Boas para a sopa.
  • Verdes francesas (lentilhas puy): Mantêm a sua forma mesmo depois de cozidas (cozedura ideal: 20 a 25 minutos). Boas para saladas e estufados.
  • Verdes: Mantêm a sua forma mesmo depois de cozidas (cozedura ideal: 20 a 25 minutos). Boas para sopas e saladas.
  • Encarnadas: Não devem ser cozinhadas durante muito tempo (cozedura ideal: 15 minutos). Boas para sopas, estufados e purés.

Como cozinhar lentilhas

  1. Usar 100 g de lentilhas para 375 ml de água ou caldo.
  2. Adicionar aromas ao líquido na panela, como ervas aromáticas, alho e cebolas, mas não temperar com sal até que as lentilhas estejam macias.
  3. Levar o líquido ao lume e quando levantar fervura, juntar as lentilhas, deixando ferver em lume forte durante 2 a 3 minutos e acabar de cozer em lume brando.
  4. Se usar lentilhas em saladas, escorrer quando estiverem macias. Se forem usadas em purés, sopa ou estufados, deixar adquirir uma textura mais suave.

Utilize mais vezes este alimento nas suas refeições, nos pratos ou na sopa. Inspire-se com esta receita.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA