Os melhores frutos secos e sementes

0
686

Os frutos secos, ou oleaginosos, e as sementes são alimentos naturais ricos em gorduras saudáveis, devendo fazer parte da nossa alimentação diária.

Existem diferentes frutos e sementes disponíveis, sendo que será mais benéfico consumir mais frequentemente os que têm maior quantidade de ómega 3 e menor quantidade de gordura saturada. Portanto, os melhores frutos secos e sementes são:

  • Nozes: 9,1 g ómega 3; 5,4 g de gordura saturada por 100 g.
  • Sementes de linhaça: 22,8 g de ómega 3; 3,7 g de gordura saturada por 100 g.
  • Sementes de chia: 17,5 g de ómega 3; 3,2 g de gordura saturada por 100 g.

As sementes de girassol, as pevides de abóbora, as amêndoas, avelãs, amendoins, entre outros frutos secos e sementes, não são ricos em ómega 3, no entanto podem também ser utilizados no dia-a-dia, como forma de variar, mas com mais moderação. Os amendoins são os que contêm maior quantidade de gordura saturada.

Frutos secos engordam?

Apesar de ricos em gordura, estes alimentos devem fazer parte de uma alimentação saudável, mesmo para quem quer perder peso. Estas gorduras são fundamentais para o nosso metabolismo funcionar corretamente, ao contrário das gorduras que existem nas bolachas e outros produtos processados.

Assim, tal como as sementes, os frutos secos têm muitas calorias mas são calorias com nutrientes importantes para o nosso organismo, como ómega 3, proteína vegetal e vitaminas e minerais. Não devem portanto ser consumidos em excesso, pois isso poderia resultar em aumento de peso. Devem ser consumidos diariamente mas em pequenas porções.

Os frutos secos e sementes podem ser usados isoladamente ou combinados entre si ou com outros alimentos. Por exemplo, podemos misturar nozes com avelãs e amêndoas + 1 banana para o lanche. Veja aqui como usar os frutos secos, ou frutos gordos, no seu dia-a-dia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

4 × five =