Os melhores temperos para legumes

0
9063

Tornar os legumes deliciosos não implica exagerar no sal e no azeite. De seguida apresentam-se 3 ingredientes chave para temperar os legumes, dispensando o uso de sal.

Ervas aromáticas e especiarias

  • Açafrão – Além de ter propriedades anti-inflamatórias, fica muito bom em pratos de salada e para temperar trigo sarraceno com legumes.
  • Ervas de Provença – Mistura de orégãos, tomilho, manjericão e alecrim secos, bom para quase todos os pratos.
  • Manjericão – As folhas de manjericão frescas podem ser cozinhadas ou consumidas cruas; bom para receitas com base de tomate.
  • Coentros – Os coentros frescos ficam bons em variadíssimos pratos.
  • Paprica com pimenta malagueta – A paprica dá um sabor adocicado enquanto que a pimenta malagueta tem um sabor picante. A sua combinação fica muito saborosa.
  • Canela – Muito bom para os legumes assados, assim como batata-doce, cenoura e beterraba cozinhadas.

Sumo de limão ou vinagre de sidra

Ótimos quer para saladas quer para legumes salteados ou cozidos.

Óleos vegetais de primeira pressão a frio ou azeite

Para cozinhar os legumes no lume deve ser utilizado o azeite. No entanto, para temperar pode ser utilizado não só os azeite mas variar com outros óleos vegetais desde que sejam de qualidade (primeira pressão a frio), de forma a que sejam fornecidos diferentes tipos de gorduras saudáveis. É importante não exagerar na quantidade de óleo/azeite utilizada, pois mesmo utilizando gorduras saudáveis em excesso é prejudicial.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA