Perigo da carne vermelha e processada

0
96

Um relatório publicado pela Organização Mundial de Saúde considerou o consumo de carne vermelha como “provavelmente carcinogénico para humanos”  e o consumo de carne processado como “carcinogénico para humanos”. Estas associações foram observadas maioritariamente para o cancro colorretal, embora algumas associações tenham sido também encontradas para o cancro pancreático e da próstata.

Por cada porção diária de 50g de carne processada (por exemplo, 2 salsichas tipo “Frankfurt”) o risco de cancro colorretal aumenta em 18%. Para o consumo de 100g de carne vermelha por dia, esse risco é de 17%.

  • Quais são as carnes vermelhas? – Alguns exemplos de carnes vermelhas são carne de vaca, porco, borrego ou cabrito, por exemplo.
  • Exemplos de carnes processadas: fiambre, salsichas, hambúrgueres ou almôndegas.

Estes resultados suportam as recomendações de saúde pública para limitar o consumo de carne. Aproveite, uma vez que 2016 foi considerado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) como o Ano Internacional das Leguminosas, para substituir ocasionalmente a carne por refeições com fontes de proteína vegetal como o feijão, lentilhas, grão ou favas, por exemplo.

Saiba mais sobre este relatório aqui.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

11 + 5 =