Porque deve incluir trigo sarraceno na sua alimentação

0
701

Os cereais integrais trazem muitos benefícios para a saúde, sendo uma importante fonte de vitaminas, minerais, fibras e até de proteínas (o que é particularmente relevante quando se segue uma dieta de base vegetal). Tal como já foi apresentado neste artigo, deve-se variar a fonte de hidratos de carbono, que na alimentação portuguesa se baseia em arroz, massa e batata; no entanto, há muitos outros cereais que podem e devem ser usados. O trigo sarraceno é um deles.

O trigo sarraceno é um grão muito antigo e nutritivo, com propriedades semelhantes à quinoa, sendo portanto uma boa fonte de fibra, proteína vegetal e micronutrientes. Ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue e não contém glúten.

Como utilizar trigo sarraceno

  • O trigo sarraceno pode ser utilizado em grão nos pratos principais, para substituir o arroz. Tal como a quinoa, leva apenas 10 minutos a cozer, por isso é muito fácil de preparar.
  • Pode-se utilizar como uma farinha sem glúten para diferentes preparados, alternando com a farinha de arroz integral. Tem bons resultados em preparados que vão ao forno.
  • Pode-se também usar trigo sarraceno germinado, para adicionar por exemplo aos preparados do pequeno-almoço.

Hoje em dia está facilmente disponível nos hipermercados. Experimente!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

13 − 6 =