Sobremesa de banana: banoffee

0
353

Vai ter um jantar lá em casa e quer oferecer uma sobremesa doce mas igualmente saudável? Experimente esta sobremesa de banana, ou banoffee, feita sem açúcar refinado, sem leite e sem farinha, com ingredientes naturais. Aprovada por quem segue alimentação paleo e vegan. Como é uma sobremesa doce deve igualmente ser consumida com moderação.

Receita de banoffee saudável

Ingredientes para a base:
. 150 g de amêndoa
. 60 g de farinha de aveia
. 3 tâmaras sem caroço previamente demolhadas
. 1 colher de sopa de azeite
. 1 colher de sopa de mel (versão vegan: geleia de arroz)
. 1/2 colher de chá de canela
. 1 colher de café de bicarbonato de sódio

Ingredientes para o caramelo:
• 1 e  1/2 chávenas de tâmaras sem caroço e previamente demolhadas
• 3 colheres de sopa de pasta de amêndoa
• 1 colher de chá de sumo de limão
• 1 fava de baunilha sem sementes ou 1/2 colher de chá de pó de baunilha puro
• Um pouco de água no caso do caramelo ficar muito espesso (usar água onde demolhou as tâmaras)

Ingredientes para o recheio:
• 2 latas de leite de coco previamente refrigeradas por 24h
• Caramelo descrito acima
• 2 a 3 bananas maduras, cortadas em rodelas
• Raspa de cacau cru (ou cacau em pó cru)

Preparação da base:
1. Pré-aqueça o forno a 180˚C. Separe uma forma redonda de torta de cerca de 20 cm e unte a base e as laterais com óleo de coco. Corte um círculo em papel vegetal para cobrir o fundo.

2. Coloque as amêndoas em um processador de alimentos e processe até formar uma farinha grossa. Adicione a farinha de aveia, a canela e o bicarbonato processando novamente até que pareça uma areia. Adicione o azeite, mel e água (caso necessário) e processe até que a mistura se transforme numa massa uniforme e pegajosa ao pressionar entre seus dedos. Se ainda estiver muito seca, vá adicionando mais água aos poucos, uma colher de chá de cada vez.

3. Despeje a massa na base da forma pressionando de maneira uniforme. Comece pelo centro da torta, pressionando a massa com os dedos e trabalhando nas bordas. Com um garfo, fure a base umas 20 vezes para que o ar escape ao assar.

4. Asse em 180˚C por 12 a 14 minutos, ou até que fique ligeiramente dourada. Deixe a massa arrefecer por pelo menos 15 minutos. Se a base tiver inchado em alguns pedaços, fure novamente com um garfo para liberar o ar. A base endurecerá mais quando arrefecer.

Preparação para o caramelo:
1. Adicione as tâmaras sem caroço numa tigela e deite água bem quente sobre elas. Deixe que amoleçam por 15-30 minutos. Drene as tâmaras e coloque no processador de alimentos junto com a pasta de amêndoa, o sumo de limão e a baunilha. Processe até obter uma pasta.

2. Quando a base estiver fria, espalhe cuidadosamente o caramelo sobre ela. Corte as bananas em rodelas e coloque metade da quantidade sobre o caramelo, pressionando levemente.

3. Pegue as latas de leite de coco sem agitar. Abra a lata e remova o creme grosso que estará na parte superior, descartando a água do fundo. Coloque o creme numa tigela grande para bater como chantili. Use uma batedeira e bata o creme até ele ficar macio.

4. Espalhe o creme no topo das rodelas de banana numa camada uniforme. Adicione o restante das rodelas em círculos. Enfeite com raspinhas de cacau. Sirva imediatamente.

Essa torta não pode ser congelada, as bananas ficam escurecidas muito rapidamente. Ela deve ser mantida no frigorífico e consumida no máximo em 2-3 dias.

DICA:
Quanto mais macias as tâmaras, mais fáceis de processar.

Receita adaptada do blog veganana.com.br.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

one × 2 =