Um estudo publicado recentemente pelo Institute of Food Research apresenta evidências novas sobre o efeito protetor do consumo de chá verde e maçãs na nossa saúde, devido à presença de substâncias bioativas.

Estudos populacionais têm associado o consumo elevado de fruta e vegetais com um reduzido risco de desenvolver doenças crónicas como o cancro e doenças cardiovasculares. Quantidades elevadas de polifenóis, naturalmente presentes neste tipo de alimentos, poderão justificar em parte este efeito benéfico na saúde.

Neste presente estudo os investigadores mostraram que específicos polifenóis presentes no chá verde e na maçã bloqueiam o sinal de uma molécula envolvida no mecanismo de angiogénese. Angiogénese é responsável por complicações como crescimento de tumores, assim como desenvolvimento e rutura de placas ateroscleróticas que poderão desencadear um evento cardiovascular.

O consumo deste tipo de alimentos, chá verde, maçãs, frutas e vegetais em geral, deve ser integrado na sua alimentação com regularidade, devendo comer-se 5 porções de frutas e vegetais diariamente. Por exemplo, incluir a maçã ao pequeno almoço, salada ao almoço e laranja de sobremesa, pera ao lanche e sopa ao jantar, para obter os efeitos de proteção da saúde pretendidos.

Para saber mais benefícios do consumo de chá verde, leia o artigo: Chá verde emagrece?

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

three × one =