Suplementos de iodo na gravidez

0
76

Suplementos de iodo na gravidez é muito importante para o desenvolvimento cognitivo e comportamental do bebé, pois o iodo é fundamental na formação do cérebro do bebé durante a gravidez.

Uma mulher quando engravida tem maiores necessidades de iodo porque precisa de mais 40% de hormonas da tireoide. Por isso, é que a suplementação é tão importante.

A deficiência em iodo tem vários efeitos negativos no crescimento e desenvolvimento do bebé e é a causa mais comum de retardamento mental. Défices deste mineral durante a gravidez podem provocar efeitos irreversíveis no bebé e ao longo da vida caso se agravem estes défices pode desenvolver-se bócio.

Como tomar iodo na gravidez

Na gravidez deve fazer-se suplementação diariamente de iodo, na forma de iodeto de potássio, na quantidade de 150 a 200 mcg/dia.

Tomar suplemento de iodo é importante não só na gravidez mas também no período preconcecional e durante o aleitamento materno exclusivo.

Além do iodo também são importantes outros suplementos durante a gravidez, para suprir todas as necessidades nutricionais desta fase de vida. Saiba mais sobre suplementos na gravidez aqui.

Iodo nos alimentos

O iodo está presente em alguns alimentos, sendo as melhores fontes deste oligoelemento:

  • Peixes;
  • Crustácios como lagosta, camarões, percebes, caranguejo;
  • Algas.

Os vegetais, carnes, leite e seus derivados também têm quantidades variáveis de iodo.

Além destes alimentos também existe sal iodado, ou seja, sal que foi enriquecido com iodo. Este sal enriquecido pode ser utilizado em substituição do sal comum.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

fifteen − five =