Teste de nutrigenética

0
120

O teste de nutrigenética permite analisar pequenas variações no funcionamento dos genes (ADN) que podem influenciar as vias metabólicas, importantes para a manutenção do estado de saúde. Com este conhecimento, o profissional de saúde pode então fazer recomendações nutricionais mais precisas e personalizadas para prevenir doenças e melhorar o estilo de vida, aumentando o bem-estar.

Para saber mais sobre nutrigenética, consulte o artigo: O que é nutrigenética.

Teste genético alimentar em Portugal

O teste de nutrigenética em Portugal só pode ser recomendado e interpretado por um profissional de saúde qualificado, garantindo a segurança na saúde do paciente.

Este tipo de avaliação ainda não é feita por laboratórios portugueses, no entanto, as amostras podem ser enviadas para laboratórios fora do país, como o Nordic Laboratories.

Existem diferentes tipos de testes de nutrigenética como:

  • Teste ADN Saúde – Teste para optimizar e potenciar a saúde e a longevidade, ajudando a personalizar o estilo de vida e alimentação. Identifica o processo de oxidação, a saúde óssea, a presença de inflamações no organismo e a resistência à insulina, entre outros.
  • O Teste ADN Dieta – Ajuda a identificar problemas de gestão de peso, a predisposição genética para desenvolver excesso de peso, estuda o apetite, metabolismo de gorduras e resposta ao exercício, permitindo eliminar algumas barreiras em termos da perda de peso, garantindo um plano alimentar mais indicada de acordo com as características genéticas.
  • O Teste ADN Desporto – permite compreender o tipo de exercício/atividade física em que o cliente deve incidir, a fim de optimizar o seu programa de treino e o estado geral de saúde. Avalia parâmetros como capacidade cardiopulmunar, força, metabolismo muscular, etc.

É importante a escolha do laboratório, para garanti que este esteja equipado com os testes de ADN mais atualizados. Além disso, é importante que ofereça formação aos profissionais de saúde sobre a interpretação correta dos resultados genéticos.

Esta formação é de extrema importância pois um dos problemas associadas a este tipo de testes é precisamente a falta de compreensão, não só do paciente, mas também a falta de preparação dos profissionais de saúde para usarem esta ferramenta a favor da promoção da saúde dos paciente.

Para realizar o seu teste de nutrigenética, marque consulta com as NutriAdvisers aqui.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

5 × one =