Vitamina B12 e exercício físico estão relacionados porque a vitamina B12 é uma vitamina  necessária na formação das células do sangue que transportam o oxigénio, que é essencial para um melhor desempenho desportivo. Além disso, a falta de vitamina B12 provoca fadiga e falta de energia, o que não é bom para um praticante assíduo de atividade física.

Um adulto saudável necessita de 2,4 mcg de vitamina B12 por dia o que é facilmente conseguido com a ingestão de alimentos como:

  • Fígado, rim, coração;
  • Berbigão, amêijoa, mexilhão, ostra;
  • Cavala, sardinha, carapau, chicharro, dourada;
  • Coelho ou pato.

Apesar de ser uma vitamina facilmente encontrada nos alimentos, quando se pratica uma atividade física regular moderada ou muito intensa pode ser necessário fazer uma suplementação nesta vitamina, que deve ser orientada pelo nutricionista ou médico. Pode marcar consulta com as NutriAdvisers em: consultas.

Vitaminas do complexo B e Exercício Físico

Além da vitamina B12, as vitaminas do complexo B em geral são essenciais para quem pratica exercício físico regularmente porque estas vitaminas são necessárias para uma melhor utilização dos hidratos de carbono como fonte de energia e para uma maior produção de células do sangue que aumentam o transporte de oxigénio, facilitando a prática de exercício físico.

As vitaminas do complexo B estão amplamente distribuídas em vários alimentos como cereais, fígado, carnes e peixes. A suplementação em vitaminas do complexo B pode ser necessária em alguns praticantes de atividade física regular mas a sua ingestão só deve ser feita com o aconselhamento de um nutricionista ou outro profissional de saúde.

3 COMENTÁRIOS

    • Thank you.
      The website NutriAdvisers is a portal to communicate about nutrition and food, based on scientific evidence and only written by certified Dietitiens and Nutritions Professionals.
      This way we can promote and disseminate good and trusty information about healthy diet and lifestyle.

DEIXE UMA RESPOSTA