Vitamina do sol

0
93

A vitamina D é também conhecida como Vitamina do sol, pois a maior fonte desta vitamina é a exposição solar. Esta vitamina tem um papel chave na manutenção e desenvolvimento da saúde óssea e prevenção de doenças cardiovasculares, oncológicas e metabólicas.

Durante o inverno, é recomendado que esteja exposto a luz solar entre 10 a 15 minutos por dia, duas a três vezes por semana. Esta exposição deve ser feita fora das horas de perigo, que são entre as 11h e as 16h.

Vitamina do Sol e suplementação no inverno

A absorção de Vitamina D no inverno pode ser diminuída pois os dias são mais curtos. Além disso, na alimentação podemos não estar a consumir os alimentos necessários para atingir as recomendações desta vitamina.

As recomendações diárias de Vitamina D são:

  • 400 UI (Unidades Internacionais) em crianças com menos de 1 ano,
  • 600 UI em crianças com mais de 1 ano,
  • 400 UI para adultos e
  • 700 a 800 UI em idosos com osteoporose.

Os principais grupos de risco são as crianças e idosos, uma vez que realizam menos atividades ao sol e cuja saúde óssea e imunidade é de maior importância. Para saber quais as fontes alimentares de vitamina D e os seus benefícios para a saúde, consulte o artigo Vitamina D: uma forma simples e barata de melhorar a saúde. 

A vitamina do sol tem também um papel importante na pratica de exercicío físico. Saiba mais no artigo sobre Vitamina D e o Exercício.

Para saber se deve ou não fazer a suplementação deve consultar o seu médico ou nutricionista para realizar uma análise aos níveis de vitamina D.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

five × five =