Para quem tem uma alimentação vegan ou para os restantes vegetarianos ou mesmo para quem consome proteína animal, as opções de lanches que se apresentam de seguida são ótimas, de forma a reduzir a quantidade de proteína animal consumida diariamente.
É nas refeições intermédias que muitas vezes se cometem os maiores erros alimentares. Fazer um planeamento prévio dos lanches ajuda a que se tenha os alimentos certos em casa, para que seja fácil no dia anterior preparar a lancheira para levar para o trabalho ou escola. O que se pretende é reduzir o número de vezes que se vai comprar “qualquer coisa” na máquina de venda ou ao café, geralmente opções pobre nutricionalmente, assim como o número de vezes que se vai petiscando bolachas. Evita-se também ficar muitas horas sem comer e depois compensar com excessos nas refeições seguintes.
Ideias para lanches vegan saudáveis, práticos e fáceis de preparar
- Mix de fruta desidratada com frutos gordos
- Bolachas de arroz ou milho com pasta de oleaginosas/frutos gordos (por exemplo, pasta de amêndoa)
- Pão de mistura torrado com azeite e orégãos
- Bolo caseiro vegan
- Bolachas Marinheiras com hummus
- Fruta fresca com frutos gordos/fruta cozida com sementes
- Papas de aveia com bebida vegetal
- Batido de fruta com iogurte vegetal ou bebida vegetal
- Gressinos de azeite com guacamole
- Crudités
O mais importante é começar a consumir mais alimentos naturais em vez de alimentos muito processados, ricos em açúcar, aditivos químicos e gorduras “más”.
Não esquecer também da hidratação, pode ser feita juntamente com o lanche e/ou ao longo do dia, com água ou infusões de ervas ou chás sem adoçar.