A alimentação saudável na infância não tem que ser uma dor de cabeça para os pais! Estas dicas para melhorar a alimentação infantil vão ajudar a tornar as refeições em família num momento de descontração e convívio.
- Dar mais autonomia à criança na hora das refeições
- Deixar que os mais novos se sirvam da refeição pode ajudar que comam de forma adequada. Por vezes os pais exigem que os filhos comam a sopa “até ao fim”, ou que comam “a carne toda”, o que pode levar a grande tensão familiar. Ao obrigar a criança a comer mais quantidade do que pretende, o seu mecanismo natural de controlo do apetite pode ficar desregulado.
- Estimular a que os mais novos ajudem na cozinha
- Estimular a que os mais novos ajudem na preparação das refeições e até no cultivo de alguns alimentos (por exemplo, ervas aromáticas em vasos), aumenta o gosto por alimentos mais saudáveis.
- Também podem ser envolvidos no planeamento das refeições, como na escolha do prato, sugerindo-se entre dois alimentos saudáveis. Por exemplo ” Hoje vou preparar arroz de polvo, acompanho com brócolos ou tomate cereja?”.
- Evitar as recompensas/castigos associados à comida
- Evitar frases do género “Se comeres a sopa podes jogar no computador” ou “Se não comeres o peixe não vês televisão”.
- Relaxar e disponibilizar alimentos saudáveis
- A principal função dos pais no que toca à alimentação dos seus filhos é fornecer os alimentos corretos, não tendo em casa diariamente alimentos que não devem ser consumidos numa base diária. Assim sendo, em situações normais (que são a maioria) não é necessário preocupar-se com a falta de apetite, pois se tiver fome a criança vai comer.
- Dar o exemplo
- Os pais devem ser o exemplo. Não adianta dizer para os filhos comerem legumes se os pais não comem. As crianças aprendem através da prática das principais pessoas que as rodeiam, como família e cuidadores.
Receitas para fazer com os mais pequenos
As receitas para fazer com os mais pequenos são uma estratégia importante no sentido de melhorar a alimentação infantil e também uma atividade divertida e criativa entre pais e filhos. Desta forma, dará mais autonomia à criança na hora da refeição e ainda estimula o seu interesse e a participação na cozinha.
Algumas ideias de receitas saudáveis que pode fazer com os mais novos: