Refeições principais com uma maior atenção na hora da ingestão influenciam positivamente os lanches, levando a escolhas mais saudáveis.
Um estudo publicado na revista Appetite, investigou a relação entre a atenção prestada durante uma refeição principal, com o consumo posterior de alimentos, aos lanches. Os participantes, maioritariamente estudantes universitárias, foram envolvidos em 3 diferentes estudos experimentais. Nesses estudos, a atenção durante a ingestão alimentar foi manipulada com distrações, por exemplo, jogo de computador ou programa de televisão, ou concentração na refeição, sem distrações.
Os resultados mostram que distrações à hora da refeição aumentam o consumo alimentar posterior em snacks, sendo este efeito ainda maior quando os participantes estavam mais empenhados na distração. (ex. jogo de computador com recompensa monetária). Por seu lado, uma maior atenção na hora da ingestão alimentar, sem distrações externas, reduz a ingestão alimentar posterior na forma de snacks. Estes resultados sugerem que uma ingestão alimentar feita com atenção poderá ser um bom meio de intervenção para ajudar no controlo de apetite.
Faça por isso todas as suas refeições num ambiente calmo e sem distrações externas, permitindo-lhe saborear totalmente a sua refeição. Esta sugestão é igualmente importante para crianças, uma vez que têm mais facilidade em se distraírem, por exemplo com o computador ou a televisão.