O ácido fólico na gravidez é muito importante para reduzir o risco do bebé desenvolver malformações do tubo neural que pode originar doenças como:
- Espinha bífida — quando a medula espinhal não se fecha por completo;
- Anencefalia — caracterizada pela ausência parcial do cérebro;
- Lábio leporino — surgimento de uma fissura vertical no lábio superior, que vai da boca até o nariz.
Além disso, o ácido fólico também é importante no desenvolvimento do ADN e na formação da placenta. Para a mãe esta vitamina também diminui o risco de desenvolvimento de anemia e pré-eclampsia durante a gravidez.
O ácido fólico é uma vitamina que se encontra em cereais integrais, leguminosas como as favas e oleaginosas como os amendoins ou as avelãs, por exemplo. Para saber mais sobre os alimentos ricos nesta vitamina consulte: Alimentos com ácido fólico.
Como tomar ácido fólico na gravidez
Além de fazer uma alimentação equilibrava é necessário fazer uma suplementação em ácido fólico. Durante a gravidez as necessidades nesta vitamina aumentam de 400 para 600 mcg por dia e é muito difícil de as atingir apenas através da alimentação.
A Organização Mundial de Saúde recomenda a suplementação em 0,4 mg ou 400 mcg de ácido fólico por dia nos 3 meses antes de engravidar e durante os 3 primeiros meses de gestação.
Para saber mais sobre suplementos na gravidez veja: Suplementos na gravidez e Suplementos de iodo na gravidez.