Inicio Alimentação Alimentação para Bebés Alimentação do bebé com 1 ano

Alimentação do bebé com 1 ano

Na alimentação do bebé com 1 ano é fundamental o consumo de legumes e frutas variadas para que o bebé consiga ingerir com mais facilidade todas as vitaminas e minerais de que necessita para crescer forte e saudável.

Após 1 ano podem ser dados aos bebés qualquer tipo de frutas e legumes, desde que seja dado um alimento novo a cada 3 dias para conseguir identificar com mais facilidade alguma alergia, intolerância alimentar ou outra reação ao novo alimento.

Por isso, o bebé pode comer alimentos como:

  • Morangos, kiwi, framboesas, amoras, mirtilos;
  • Tomate, pepino, pimento;
  • Espinafres, nabiças ou couve;

As frutas e legumes podem ser dados aos bebés na forma de purés, de sumos naturais ou saladas e podem ser colocados no prato de forma divertida para serem mais atrativos.

Além disso, outros alimentos saudáveis essenciais são carnes magras como as de frango, peru ou coelho; leguminosas como feijão, grão ou ervilhas; peixe, tendo o cuidado de remover sempre muito bem as espinhas, alguns exemplos podem ser carapau, salmão ou atum; ovo; iogurte; arroz e massa integrais, por exemplo.

Alimentos a evitar após 1 ano de vida

Após 1 ano o bebé entra na dieta da família, e é frequente o médico dizer que já pode comer de tudo, mas a verdade é que alguns alimentos estão contra-indicados, principalmente:

  • Nozes, amêndoas, avelãs, amendoins, rebuçados e caramelos — podem provocar engasgamento;
  • Batata frita, rissóis, croquetes, bolinhos de bacalhau, chouriço, presunto, alheira – pois são alimentos excessivamente salgados e contêm grandes quantidades de gordura, dificultando a digestão do bebé podendo provocar dores abdominais;
  • Bolos, bolachas, chocolates, gomas — têm grandes quantidades de açúcar que são viciantes para o bebé, estragam os dentes e não trazem qualquer benefício;
  • Sal e açúcar — alteram o sabor natural dos alimentos viciando os bebés nestes sabores que em nada beneficiam a saúde;
  • Mariscos — são alimentos que provocam alergias mais facilmente e não são essenciais para o bebé, por isso podem ser introduzidos mais tarde na alimentação.

Além disso, deve evitar-se colocar nos cozinhados caldos concentrados, natas, óleos, manteiga ou margarina porque assim está-se a adicionar gorduras pouco saudáveis à alimentação do bebé que podem provocar dificuldades na digestão e que contribuem para a obesidade.