A hiperuricemia é a presença de altos níveis de ácido úrico no sangue. Ocorre uma alteração do metabolismo das purinas que geralmente se associa à obesidade e piora com a ingestão de álcool e a ingestão excessiva de gordura. Esta doença pode levar a gota, que se caracteriza pela deposição de cristais de ácido úrico nas articulações (principalmente das mãos e dos pés).
Os valores de ácido úrico no sangue podem ser normalizados com uma alimentação adequada. Assim, deve-se beber bastantes líquidos (água ou infusões de ervas) e está proibido o consumo de álcool. A água a ingerir deverá ser a água alcalina, entre 2 a 3 litros por dia. Em vez da água alcalina poderá beber outro tipo de água mas com algumas gotas de limão.
Alimentos a evitar
Estes alimentos devem ser evitados para quem tem hiperuricemia e devem mesmo ser retirados temporariamente da alimentação para doentes com gota.
- Molhos, caldos de carne;
- Canja;
- Extrato de carne;
- Carne picada;
- Vísceras;
- Anchovas;
- Sardinhas.
Alimentos para consumo moderado
- Peixe;
- Frango e aves;
- Carne;
- Marisco;
- Espargos;
- Feijão;
- Lentilhas;
- Cogumelos.
Além de evitar os alimentos citados, a ingestão de fruta e legumes é também essencial para o tratamento desta patologia. Poderá também ser temporariamente necessário um suplemento alimentar de vitamina B6, de zinco e de ómega 3.