Os alimentos antioxidantes são aqueles que possuem substâncias antioxidantes na sua composição que podem ser vitaminas (como a vitamina A, C ou E), minerais (como selénio) ou outros componentes (como carotenóides ou bioflavonóides).
Estes alimentos são muito importantes para o nosso organismo porque ajudam a prevenir doenças como o cancro e a combater o envelhecimento. Os antioxidantes também ajudam a estimular o sistema imunitário e aumentam a resistência a infeções.
Lista de alimentos antioxidantes
Estes alimentos são de origem vegetal e podem ser frutas, legumes ou especiarias, por exemplo. Alguns dos alimentos com bom potencial antioxidante são:
- Romã, morango, mirtilos, diospiro, cereja, laranja;
- Pimento, couve-galega, batata doce;
- Canela, alecrim, oregãos;
- Noz;
- Chá verde, café, vinho.
O chá verde, café e vinho devem ser consumidos com moderação pois em excesso podem prejudicar a saúde devido à cafeína e/ou ao álcool que possuem.
Quanto às frutas e legumes devem ser incluídas diariamente na alimentação. Uma forma simples de consumir é fazendo saladas ou batidos por exemplo.
Todos os anos se descobrem mais antioxidantes na natureza, incluindo substâncias existentes nas uvas, tomate, brócolos ou açafrão-da-índia, por exemplo. Estas substâncias, como os bioflavonóides, o licopeno e as antocianinas, não são nutrientes essenciais mas são muito benéficas para o organismo.