Alimentos funcionais são aqueles alimentos, que além de satisfazerem as necessidades nutricionais básicas, desempenham como funções melhorar a saúde ou reduzir o risco de doença, contribuindo para melhorar a qualidade de vida e aumentar a expectativa de vida.
Alguns alimentos funcionais podem ser:
- Sardinha, sementes de chia, nozes – são ricos em ômega 3, que ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares e o risco de inflamação.
- Gengibre — rico em gingerona, ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, inflamação, é antioxidante e ajuda a reduzir as dores e desconforto musculares.
- Iogurte e kefir — alimentos probióticos, que atuam na flora intestinal e melhoram o sistema imunitário, previnem diabetes e dislipidemia.
- Aveia e amêndoas – alimentos ricos em fibras ajudam a regular o intestino diminuindo o risco de cancro no cólon.
- Açaí, uvas, vinho tinto — possui antocianinas, daí serem conhecido pelo seu forte poder antioxidante preventivo de doenças cardiovasculares.
Para um alimento ser funcional tem de conter estes componentes em determinadas concentrações e os alimentos devem ser introduzidos na alimentação regularmente.
Nutrientes Funcionais
Alguns nutrientes são substancias funcionais como vitaminas, minerais, proteínas, ácidos gordos polinsaturados e componentes da fibra alimentar. Estes são indicados para ajudar em perturbações intestinais, diabetes e doenças cardiovasculares, por exemplo. Estes nutrientes podem ser encontrados em alimentos que consumimos diáriamente.
Para ler mais sobre alguns nutrientes funcionais, veja estes artigos sobre: Alimentos antioxidantes e Alimentos ricos em fibra.
Existem também substâncias ativas que conferem funcionalidade aos alimentos mas não são nutrientes, como:
- Carotenóides que conferem cores vermelhas e amareladas aos alimentos e Antocioaninas que conferem a cor roxa/vermelha e tem funções antioxidantes.
- Oligossacarídeos como o amido resistente, presente nas bananas verdes que melhoram a flora intestinal.
- Probióticos, prébioticos e simbióticos, que ajudam a melhorar a saúde intestinal e previnem outras doenças.
Para saber mais sobre estas substancias funcionais e as suas vantagens para a saúde, veja os seguintes artigos: Biomassa de banana verde; Benefícios dos probióticos e Açaí e os seus benefícios.
Alimentos funcionais naturais ou Processados
Os alimentos funcionais naturais são aqueles que contêm naturalmente um componente que proporciona os benefícios adicionais para o consumidor. Exemplos: o azeite, a maçã, a soja e os peixes ricos em ômega-3, os crufíferos, couves, broculos e a mostarda.
Os alimentos funcionais processados são aqueles em que o componente bioativo é adicionado ao alimento para proporcionar benefícios adicionais. Alguns destes alimentos são, o iogurte com probióticos, sumos ricos em prebióticos, leites fortificados, entre outros.
É preciso ter em mente que o mais importante será incluir estes alimentos numa dieta equilibrada com pratica de exercício físico. Um alimento funcional não substitui o efeito de medicamentos em caso de doença e os seus benefícios alegados devem ser comprovados cientificamente.