Os alimentos ricos em fibras são principalmente cereais integrais, leguminosas como as ervilhas, oleoginosas ou frutos gordos como as amêndoas, sementes, frutas e legumes.
A ingestão de alimentos ricos em fibra é importante para ajudar a regular o intestino diminuindo a obstipação, diminuir o apetite, reduzir a absorção de açúcares e gorduras ajudando assim a combater a diabetes e o colesterol alto, por exemplo. Além disso, as fibras também são importantes para ajudar a prevenir o cancro do cólon.
Lista de alimentos ricos em fibras
Os principais alimentos ricos em fibras são:

- Cereais tipo All Bran;
- Damasco, ameixa, figo e maçã secos;
- Amêndoas;
- Pistácios;
- Amendoim;
- Castanhas;
- Flocos de trigo, pão integral, flocos de aveia;
- Ervilhas, feijão;
- Framboesa;
- Banana;
- Beringela;
- Feijão verde, cenoura.
Através do consumo destes alimentos diariamente é possível ingerir a quantidade que o organismo necessita de fibra que são 20 a 40 g por dia.
Fibras alimentares solúveis e insolúveis
Existem dois tipos de fibras, as fibras solúveis que são as que aumentam o volume das fezes, ajudam a diminuir o apetite e a reduzir os níveis de colesterol. E as fibras insolúveis que aumentam os movimentos do intestino e facilitam a expulsão das fezes.
Estes tipos de fibras podem ser encontrados nos alimentos:
- Alimentos ricos em fibras solúveis — flocos de aveia, lentilhas, feijões, frutas, legumes.
- Alimentos ricos em fibras insolúveis — couves, cereais integrais, sementes.
O consumo de fibras, principalmente das fibras solúveis deve ser acompanhado com a ingestão de água para evitar que ocorra obstipação.