Os alimentos ricos em vitamina K são principalmente frutas desidratadas como o damasco, oleaginosas como o pistácio, leguminosas como o feijão e os vegetais de folha verde escura como a couve e espinafres.
Lista de alimentos ricos em Vitamina K
Os principais alimentos ricos em vitamina K podem ser:
- Frutas desidratadas: damasco, figo, uvas, ameixa, tamara, coco e maçã secas;
- Alho em pó;
- Oleaginosas: pistácio, amêndoa, amendoim, pinhão, avelã, castanha de caju;
- Castanha;
- Pó achocolatado com gordura;
- Farelo tipo “All Bran”;
- Salsa e coentros;
- Leguminosas: soja, feijão frade e branco, grão de bico, lentilhas;
- Banana;
- Vegetais de folha verde escura: espinafres, couve-de-bruxelas, espargos, couve-lombarda, brócolos, agrião;
- Couve-flor, couve-roxa, beterraba, tomate.
A ingestão diária de vitamina K, para indivíduos saudáveis é de cerca de 90 a 120 mcg. Como esta vitamina também é produzida pelas bactérias intestinais é raro ocorrer a sua carência no organismo.
Tabela de alimentos ricos em Vitamina K
Na tabela de alimentos ricos em vitamina K pode-se ver a quantidade presente em alguns dos alimentos mais ricos nesta vitamina.

Alimentos que contém pouca vitamina K são os cereais, a maioria das frutas, sementes, cogumelos, salmão, linguado, carne de porco, peru sem pele, limão, laranja, alecrim e gengibre.
Vitamina K e Anticoagulantes
Como o excesso do consumo de vitamina K pode alterar a dosagem da medicação de anticoagulantes como varfarina ou sintrom, é necessário um consumo constante de alimentos ricos nesta vitamina. Para ajudar neste equilíbrio deve consultar-se um nutricionista. Para consultas com as NutriAdvisers entre aqui.
Deste modo, não é necessário excluir os alimentos com esta vitamina mas sim saber quais os alimentos mais ricos para não consumi-los em excesso. Além disso, deve evitar-se o consumo de produtos industrializados à base de óleos, salsa ou ervas com molhos prontos, sopas de pacote e caldos concentrados tipo Knorr.