A canela é uma especiaria bastante usada na nossa alimentação que para além de dar um sabor muito agradável também tem numerosos benefícios para a saúde.
A canela é uma fonte de substâncias que atuam como antioxidantes no corpo e contém cinamaldeído, que reduz a aderência de plaquetas. Esta especiaria é eficaz na artrite, diminuindo a produção de ácido úrico, e ajuda a baixar a tensão arterial. Tem ainda um efeito anti-inflamatório e ajuda a reduzir as gorduras no sangue, nomeadamente os triglicerídeos e o colesterol total, tendo um efeito cardioprotetor.
Outro importante benefício da canela é o de contribuir para reduzir ou estabilizar os níveis de açúcar no sangue, sendo por isso muito benéfica a sua combinação em doces. É, portanto, muito benéfica também para quem tem diabetes. Além disso, ao aromatizar com canela é mais fácil reduzir ou eliminar a adição de adoçantes ou açúcares, o que traz ainda mais vantagens.
É uma das especiarias mais antigas do mundo, e estimula a resposta do sistema imune contra fungos e bactérias. Muitas razões para utilizar a canela mais frequentemente no quotidiano.
Sugestões de utilização da canela:
- Nas papas de aveia, ou similares;
- Para dar mais sabor ao iogurte natural;
- Adicionar ao leite ou bebida vegetal;
- Polvilhar em sobremesas doces, como aletria;
- Fazer bolos com canela, como este;
- Adicionar aos flocos de cereais, à granola ou muesli;
- Aromatizar carnes. Uma boa combinação é canela com cominhos, açafrão-da-índia e gengibre;
- Aromatizar o café (em vez do açúcar ou adoçante);
- Aromatizar a fruta, como maçã assada ou cozida, laranja partida às rodelas, ananás ou morangos.
Dica: Prefira a canela em pau e moa em casa, com um moinho de café ou um ralador de queijo. Mais sabor e mais benefícios!