Os benefício do açaí estão relacionados principalmente com as suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórios que fazem deste fruto um alimento funcional.
Os principais benefícios do açaí podem ser:
- Combater o envelhecimento, uma vez que tem vários componentes antioxidantes como as antocianinas e os polifenóis;
- Ajudar a equilibrar as gorduras no sangue, pois tem um elevado teor em polifenóis e ómega-3;
- Ter um efeito protetor contra a arterosclerose, por melhorar o perfil de colesterol bom no sangue (colesterol HDL);
- Prevenir o desenvolvimento de cancro colon-retal, devido ao seu poder antioxidante.
Estes benefícios estão relacionados com o fruto. No entanto, nos últimos anos tem sido popularizado a nível global a polpa de açaí, que é comercializada em todo o mundo para a confeção de sumos, doces e as famosas taças de açaí.
Ainda são necessários mais estudos para verificar se estes benefícios do açaí estão também presentes na polpa de açaí comercializada.
Para saber outros tipos de alimentos sazonais e locais com capacidade antioxidante, veja este artigo: alimentos antioxidantes.
O açaí emagrece?
Não podemos dizer que o açaí emagrece porque é um fruto que tem bastantes calorias devido aos seu elevado teor em gorduras e hidratos de carbono.
Como é um fruto que tem origem na América do Sul e que se estraga rapidamente ao ser comercializado por todo o mundo, tem de sofrer processamentos. Além disso, para ficar com um sabor mais agradável, muitas vezes são adicionados outros ingredientes como açúcar, glicose e xarope de guaraná, que aumentam ainda mais o valor calórico da polpa de açaí.
A polpa de açaí é ainda consumida mais frequentemente, juntando fruta, granola, iogurte e mel em grandes quantidades. Desta forma, resulta numa refeição extremamente calórica e deve portanto ser consumida em moderação e pontualmente na nossa dieta.
Para saber uma receita de pequeno almoço ou lanche antioxidante e de baixa densidade energética, veja o artigo: Pequeno-almoço antioxidante.