Os principais benefícios do café são aumentar o estado de alerta e melhorar a velocidade de processamento da informação no cérebro. Por isso, deve ser tomado principalmente na parte da manhã.
Além disso, esta bebida é rica em compostos fenólicos, e está associado à prevenção de doenças como a diabetes, doença de Parkinson e doenças no fígado, por exemplo.
Para ter todos os benefícios do café sem prejudicar a saúde não se deve ultrapassar os 4 cafés expresso por dia e sem açúcar. Saiba qual a quantidade de cafeína num café em: Cafeína no café.
Tipos de café
Existem essencialmente 2 tipos:
- Café robusta que tem mais corpo, é geralmente mais barato e tem mais cafeína;
- Café arábica, mais aromático, geralmente mais caro e tem mais compostos fenólicos.
Por isso, deve dar-se preferência ao café arábica por ter mais compostos saudáveis para a saúde.
Malefícios do café
O café aumenta os níveis da pressão arterial e da homocisteína que são factores de risco para doenças cardiovasculares. Por isso, não deve ser consumido por quem tem a pressão arterial elevada ou outro problema cardiovascular.
Porém, quando a pressão arterial está controlada poderá ser permitido um café por dia, sendo fundamental informar o médico deste hábito.
Além disso, quando bebido após as 17h da tarde pode provocar agitação durante a noite e dificultar o sono, provocando insónias.