A alimentação está diretamente relacionada com a cárie dentária porque a principal causa da cárie dentária é o consumo de alimentos e bebidas açucaradas. Quando se ingere alimentos, principalmente os que contém açúcar, as bactérias presentes na boca, usam o açúcar e outros restos alimentares para produzirem ácidos que vão atacar os dentes.
A dieta tem uma influência direta no desenvolvimento de cárie dentária que pode conduzir à queda de dentes. Os bebés são mais susceptíveis a esta doença pois quando os dentes nascem são mais frágeis, e por isso é importante que não consumam alimentos com açúcar até terem os dentes desenvolvidos. Para saber mais sobre a alimentação de bebés, clique aqui.
Como tratar a cárie dentária
Para tratar a cárie dentária é necessário fazer um tratamento com o médico dentista.
Além disso, é importante fazer uma alimentação cuidada com baixo consumo de açúcares e que estimule a produção de saliva, que é protetora contra a cárie dentária. Por isso, devem evitar-se os seguintes alimentos:
- Bolachas, doces, refrigerantes e bebidas açucaradas;
- Alimentos refinados como pão branco, produtos de pastelaria e confeitaria;
- Bebidas alcoólicas pois diminuem a produção de saliva;
Também é muito importante beber 1,5 a 2 L de água por dia, pois uma boa hidratação estimula a produção de saliva. Alimentos integrais como arroz integral, ricos em fibras como os legumes e probióticos como o iogurte natural são alimentos protetores da saúde dos dentes e por isso devem ser consumidos com mais regularidade.
Como prevenir a cárie dentária
Para ajudar a prevenir as cáries dentárias, é necessário ter alguns cuidados para ajudar a fortalecer os dentes. Por exemplo:
- Evitar alimentos e bebidas açucarados que alimentam as bactérias existentes na boca;
- Beber bastante água para estimular a produção de saliva;
- Manter uma boa higiene oral, escovando os dentes frequentemente, pelo menos 2 vezes ao dia e durante 2 minutos de cada vez;
- Utilizar uma pasta de dentes com flúor, que ajuda a prevenir as cáries dentárias diminuindo o desgaste do esmalte e acelerando o processo de remineralização;
- Usar o fio dentário todos os dias.
Além destes cuidados, deve-se consultar um médico dentista de 6 em 6 meses para fazer check ups dentários e garantir o melhor estado da saúde oral.