Seguir um plano alimentar baseado na promoção da desintoxicação do organismo pode ter bastantes benefícios para a saúde, incluindo o auxílio na perda de peso. Uma das nossas principais linhas de defesa é a capacidade do sistema imunitário se desintoxicar dos químicos prejudiciais que provêm do meio ambiente, assim como do próprio interior do organismo. Quanto maior é a quantidade de substâncias tóxicas a que nos expomos, mais o organismo tem de trabalhar para proceder à desintoxicação.
Assim, para seguir uma dieta detox, é fundamental diminuir o consumo de alimentos com muitas substâncias tóxicas e aumentar o consumo de alimentos que favorecem os mecanismos de desintoxicação.
Alimentos na dieta detox
Alimentos a consumir menos
- Evitar o consumo diário de qualquer tipo de carne e evitar o consumo de carne vermelha (optar por carne orgânica sempre que possível);
- Evitar o consumo de carne esturricada, ou retirar as partes queimadas;
- Evitar o consumo de alimentos fritos.
- Limitar o consumo de leite e derivados (e optar pelos biológicos sempre que possível);
- Evitar o consumo de alimentos processados, ricos em açúcar e gorduras de pouca qualidade;
- Não ingerir álcool.
Alimentos e bebidas a consumir mais
- Consuma muitas frutas e legumes, optando pelos biológicos sempre que possível;
- Consuma uma variedade de cores nas frutas e legumes, diariamente;
- Coma uma dose de legumes crucíferos todos os dias, como brócolos, couves de Bruxelas, couves, couve-flor e couve galega;
- Coma algum legume cru, todos os dias;
- Coma alimentos naturais, como grãos integrais, leguminosas, frutos secos e sementes;
- Beba pelo menos 6 copos de água por dia.
Caso seja necessário deve fazer-se um suplemento detox para ajudar o organismo neste processo. Esta necessidade deve ser sempre avaliada pelo seu médico ou nutricionista.