Saber como tratar o refluxo na gravidez é muito importante para reduzir os sintomas de refluxo na gravidez. Os sintomas de refluxo na gravidez incluem o retorno do conteúdo do estômago que provoca sensação de queimação e azia, podendo originar náuseas e vómitos. Além disso, arrotos frequentes e inchaço abdominal também são muito frequentes.
Tratar o refluxo na gravidez pode incluir:
- Alterações alimentares como a redução de alimentos que aumentam a irritabilidade do estômago que são café e chocolate, por exemplo.
- Evitar deitar-se logo após uma refeição, esperar pelo menos 2 horas.
- Utilização de medicamentos à base de magnésio e cálcio, que só devem ser tomados com aconselhamento do médico.
Deve sempre começar-se pelas alterações naturais e se mesmo assim não melhorar consultar o médico.
Reduzir o refluxo na gravidez
Para reduzir o refluxo na gravidez são fundamentais cuidados alimentares como evitar a ingestão de líquidos com alimentos sólidos porque aumenta o conteúdo gástrico e torna-se mais fácil ocorrer o refluxo, por isso deve consumir-se os líquidos após cerca de 1 a 2 horas de uma refeição sólida. Uma boa dica é comer a sopa, 1 a 2 conchas, cerca de 30 a 60 minutos antes da refeição principal, não ingerir líquidos durante essa refeição e tomar o café 30 a 60 minutos depois da refeição, por exemplo.
Além disso, devem ser evitados alimentos que aumentam a irritabilidade do estômago como:
- Café;
- Chá preto, verde, vermelho e branco;
- Refrigerantes como cola ou tipo iced tea;
- Menta;
- Pimenta.
As bebidas com gás também devem ser evitadas porque aumentam a pressão dentro do estômago e facilitam o refluxo. Existe sempre uma variabilidade individual e por isso alguns alimentos podem causar mais sintomas que outros, é importante testar cada alimento.
Também é importante consumir pequenas quantidades de alimentos, pode ser necessário aumentar o número de refeições. Veja como fazer uma alimentação saudável na gravidez aqui.
Refluxo na gravidez é normal?
É normal ocorrer refluxo na gravidez porque as alterações hormonais fazem com que o funcionamento no tubo digestivo seja mais lento e o aumento do tamanho do bebé comprime o estômago sendo mais fácil de ocorrer o refluxo.
O refluxo na gravidez é mais frequente de acontecer por volta das 27 semanas e em grávidas que já tenham uma tendência para ter refluxo.