A dieta alcalina defende que se deve ingerir em maiores quantidades alimentos promotores de alcalinidade como vegetais e frutos frescos. Além disso, deve ser limitado o consumo de alimentos que libertam resíduos ácidos como proteínas de origem animal (carne e peixe) e produtos processados. Para saber mais sobre alimentos ácidos e alcalinos, clique aqui.
Benefícios da dieta alcalina
Os principais benefícios da dieta alcalina podem ser:
- Ajudar a combater a pedra nos rins;
- Melhorar a saúde óssea — pois ocorre um aumento da ingestão de minerais e vitaminas;
- Ajudar na prevenção de doenças crónicas como cancro e doenças cardiovasculares;
- Aumentar o consumo de frutas e vegetais;
- Diminuir o consumo de alimentos processados, embalados e de origem animal.
A dieta alcalina não altera o pH do sangue. A única parte do corpo onde ocorre significativas mudanças de pH é na urina. Por exemplo, se ingerirmos mais proteína, é natural que a urina seja mais “ácida”, o que não representa um problema caso não haja problemas de saúde relacionados com o trato urinário.
Pode-se ter atenção às combinações de alimentos ácidos e básicos e ajudar o organismo a manter o equilíbrio do pH, favorecendo a obtenção de todos os nutrientes essenciais de que o nosso corpo precisa através de uma alimentação saudável e equilibrada.
Antes de iniciar uma dieta procure o aconselhamento de um nutricionista responsável. Pode consultar as NutriAdvisers, aqui.