Uma correta hidratação é fundamental para todas pessoas, e os atletas têm que ter ainda mais cuidado com a desidratação. Uma deficiência de líquidos tão pequeno como 2% da massa corporal pode provocar diminuição do desempenho desportivo.
Consequências de uma má hidratação na prática de exercício físico
- Fadiga;
- Funcionamento mental prejudicado;
- Pior resistência muscular
- Redução do esvaziamento gástrico.
Como aumentar a hidratação no exercício físico
A estratégia chave para minimizar os efeitos da desidratação é corrigir qualquer deficiência de líquidos ANTES do exercício. A quantidade de líquidos que deverá ser ingerida imediatamente antes do exercício deverá ser de 5 ml por kg de peso corporal — por exemplo, uma pessoa de 70 kg deveria beber 350 ml antes do exercício.
Deve-se igualmente adotar uma estratégia de beber pequenas quantidades de líquidos de forma frequente durante o exercício físico.
Para os desportos de pequena duração a água é a bebida adequada, enquanto que em exercícios de longa duração as bebidas desportivas são mais adequadas. Veja aqui como fazer bebida desportiva caseira.
Para saber mais sobre hidratação e alimentação adequada e individualizada no desporto, consulte um profissional de saúde. Pode marcar consulta com as NutriAdvisers em: consultas.