Os super alimentos são alimentos com características especiais pois têm concentrações de um nutriente acima da média que trazem benefícios para a saúde e previnem doenças.
Os superalimentos locais como mirtilos e nozes, devem ser preferidos aos super alimentos mais exóticos como açaí ou bagas de goji. E é importante ter em consideração que o termo super alimento:
- não tem uma definição precisa;
- não é uma categoria regulada como o produto orgânico, por exemplo;
- não tem validade científica;
- é utilizado principalmente para promoção e marketing de produtos industrializados e importados.
Estes alimentos são muitas vezes comercializados com alegações nutricionais exacerbadas e como possível substituíção de medicamentos e suplementos. Isto pode levar à confusão do consumidor e ao aparecimento de mitos alimentares.
Para enriquecer a sua alimentação em super alimentos locais e sazonais ou fazer algum tipo de suplementação consulte um nutricionista. Pode marcar consulta com a NutriAdvisers, em: consultas.
Impacto Ambiental dos Super Alimentos
Os Super Alimentos populares como bagas de goji, açaí ou maca, por exemplo têm impacto ambiental significativo, devido à sua produção e distribuíção. Esta não é sustentável devido aos gastos de recursos naturais, bem como para a economia local de onde são provenientes.
A ideia do super alimento passa também por ser considerado como um alimento primitivo produzido com métodos tradicionais. Uma vez que foram tão popularizados e requisitados por todo o mundo, as suas práticas de produção e distribuíção foram alteradas. Assim, são agora feitos em massa, comprometendo a saúde ambiental e desrespeitando o conceito de alimentação sustentável.
Deve sempre respeitar a sua sazonalidade e optar pelos produtos locais, para reduzir os gastos de recursos ambientais e apoiar o comercio local. Para saber quais são os Super Alimentos e os seus benefícios consulte: benefícios dos super alimentos.