O Sal escondido nos alimentos foi o tema da sessão de educação alimentar que realizamos na IPSS-CRUZ no dia 30 de março, no seguimento da semana da conscialização mundial do sal.
Esta sessão teve como objetivos:
- Educar as crianças sobre as quantidades de sal devem ingerir por dia e quais as recomendações da Organização Mundial de Saúde.
- Fazer com que as crianças adquiram a real noção das quantidades de sal que estão presente nos alimentos processados.
- A importância da leitura de rótulos no momento de compra — explicar os diferentes nomes para sal e qual os melhores produtos a escolher.
- Educar as crianças sobre as consequências para a saúde que advêm do consumo elevado de sal nos alimentos e bebidas com altos teores de sódio.
- Dicas para redução do consumo de sal.
Para saber mais sobre como reduzir a quantidade de Sal que adiciona às suas refeições pode ler o artigo: Benefícios das ervas aromáticas e a sua utilização
Atividade Sal nos doces
A atividade Sal nos doces teve como propósito as crianças perceberem os efeitos potencializadores de sabor do sal e o porquê de alimentos doces terem sódio na sua composição.
Foi então realizada uma sessão de degustação de ananás com e sem sal e esta experiência foi baseada no seguinte artigo: Why does adding salt to pineapple make it sweet?
