O atum é um peixe gordo, rico em gordura ómega 3. Saiba neste artigo quais os benefícios do ómega 3. Se come atum frequentemente, evite comer sempre o atum em lata e varie com o atum fresco. Além da vantagem de reduzir o consumo de alimentos enlatados, terá uma experiência diferente em termos de sabor, pois o fresco tem um sabor mais intenso e carnudo que o enlatado. Além disso, contém menor quantidade de sal. Fique a saber como cozinhar o atum fresco.
Ingredientes (4 pessoas):
- 400 g de bife de atum fresco
- 600 g de tomate maduro
- 100 g de alho-francês
- 6 dentes de alho
- 2 cebolas
- 4 colheres de sopa de azeite
- 0,5 dl de vinho branco
- 1 folha de louro
- Pimenta q.b.
- Sal q.b.
- 2 colheres de sopa de azeitonas pretas em rodelas
- 500 g de batatinhas para cozer
- 250 g de couve-de-bruxelas
Preparação:
- Aqueça o azeite com 1 colher de sopa de água e junte a cebola, o alho e o alho-francês, cortados em rodelas. Quando ficarem moles, juntar vinho branco.
- Juntar o louro e o tomate, previamente pelado, limpo de grainhas e cortado em cubos. Tempere com um pouco de sal, tape e deixe cozinhar, sobre lume brando, até o tomate estar desfeito. Ao mesmo tempo ponha a cozer as batatas em água temperada com sal.
- À parte, coza as couves-de-bruxelas em água a ferver, sem as deixar amolecer.
- Aqueça uma chapa para grelhados e grelhe rapidamente os bifes de atum, de ambos os lados. Tempere com um pouco de pimenta moída na altura.
- Cubra os bifes com o molho de cebola e tomate, salpique com azeitonas em rodelas e sirva com as batatas e as couves-de-bruxelas cozidas.
Dica: Para uma cozedura mais rápida, faça um corte em cruz na base das couve-de-bruxelas.