Teff é uma erva anual da Etiópia com sementes muito pequenas, sendo o grão mais pequeno do mundo. Existem 3 variedades principais: teff branca, vermelha e castanha. Contém 11% de proteínas, 80% de hidratos de carbono e 3% de gordura. É uma excelente fonte de aminoácidos essenciais e contém elevados níveis de micronutrientes, como ferro, sendo por isso ótima para utilizar na alimentação vegetariana ou vegan.
É muito rica em fibra e não contém glúten, sendo por isso apropriada para quem tem intolerância ao glúten.
Como cozinhar teff
Pode ser adquirida sob a forma de farinha ou grão. Para cozinhar, coloque 2 chávenas de água e meia chávena de teff com 1/4 de colher de chá de sal marinho e deixe levantar fervura. Depois baixe o lume e cozinhe em lume brando, tapado, por 15-20 minutos ou até a água ser absorvida. Retire do lume e deixe assentar tapado por 5 minutos.
Formas de utilização:
- Em pratos preparados em wok.
- Para engrossar molhos, pudins, sopas e guisados.
- Como farinha em produtos de padaria e pastelaria.
- Cozida e misturada com ervas, sementes, feijões ou tofu, alho e cebola, para fazer hambúrgueres vegetarianos.
Receita de pão com teff
Este é um pão tradicional da Etiópia, semelhante a panquecas.
Ingredientes (10 a 12 pães):
- 3/4 chávena de farinha de teff
- 3 1/2 chávenas de água
- 2 colheres de chá de sal
- 1 colher de sopa de óleo de amendoim
Preparação:
- Misture a farinha teff com água e deixe repousar numa tigela coberta com um pano de cozinha à temperatura ambiente até fazer bolhas e ficar acre. Isto pode demorar entre 2 a 3 dias. A mistura deverá ficar com a consistência de massa de panquecas.
- Junte o sal e deite o óleo numa frigideira. Aqueça em lume médio.
- Deite uma porção de massa que preencha o fundo da frigideira. Cozinhe por pouco tempo, até se formarem furos e as bordas levantarem.
- Retire e deixe arrefecer.